Terça-feira, 13 de Novembro de 2007

Entrevista com o Vereador do Urbanismo

Entrevista realizada no dia 9 de Novembro, pelas 10.30 horas, no gabinete do Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Caldas da Rainha.

 

 

Entrevistado: Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Arquitecto João Aboim.

Entrevistadores: Nós, alunas do 12º CT5 e a professora de Área de Projecto.

 

Objectivos:

 

1 – Diálogo entre os vários intervenientes;

2 – Explicação pormenorizada do tema do nosso projecto, reforçando a informação enviada por e-mail, no dia 23 de Outubro;

3 – Solicitação da presença do entrevistado na Palestra que terá lugar, na nossa Escola, na última semana de Janeiro, aquando das actividades da Semana Raul Proença;

4 – Questões sobre as estruturas arquitectónicas existentes na cidade de Caldas da Rainha que apoiam os deficientes motores e invisuais e o planeamento de futuras estruturas.

 

            Iniciámos, assim, o nosso diálogo explicando o produto parcelar do nosso projecto, a palestra que decorrerá durante a Semana Raul Proença, solicitando a sua presença na mesma, e apresentando alguns problemas existentes na cidade, nomeadamente a ausência de acessos adequados a todos os munícipes, em especial, os deficientes motores e os invisuais.

Depois de responder afirmativamente ao nosso pedido, em relação à sua disponibilidade para participar no evento, falou das medidas que a Câmara Municipal tem vindo a tomar, no sentido de serem superadas algumas barreiras existentes na cidade que dificultam a mobilidade de todos os seus habitantes.

Disse que o Município não dispõe dos orçamentos necessários para colmatar essas barreiras de um momento para o outro, mas que tem vindo a proceder a algumas alterações. Apresentou os Correios e a Telecom Portugal como o pior exemplo, em relação aos acessos, e destacou a Rua Heróis da Grande Guerra que foi há pouco tempo reformulada e cujo desenho conceptual permite a igualdade de acessibilidade a todos os cidadãos. Outro exemplo positivo referido foi o Projecto TOMA que é um autocarro que circula pela cidade e que tem todas as condições para qualquer cidadão o utilizar como meio de transporte, pois possui uma rampa de acesso para os deficientes motores e lugar para as suas cadeiras. De futuro, irão ser adaptadas as várias paragens.

Ainda neste âmbito, procurámos saber se o Pavilhão Multiusos, que está a ser construído, obedece às normas legislativas. Respondeu que, à semelhança de outros edifícios da cidade, também este cumpre essas normas. Mais disse que as zonas centrais da cidade já têm lugares para deficientes e tem havido um rebaixamento dos passeios para facilitar os acessos.

            Também, questionámos sobre as acessibilidades para os invisuais e foi-nos dito que eles se queixam da calçada à portuguesa existente pelos espaços da cidade.

            Terminámos com a divulgação, por parte do Vereador, do contacto de um engenheiro deficiente motor, que nos poderá informar melhor sobre as dificuldades que os acessos na nossa cidade lhe oferecem.

 

 

Da esquerda para a direita: Fátima Gregório; Joana Vicente; Inês Onofre; Sara Santos; Arquitecto João Aboim e Professora Cristina Ferreira.

 

 

 

Projecto TOMA um exemplo positivo em relação aos acessos.

 

 

Os Correios são um dos piores exemplos em termos de acessos.


publicado por 100barreiras às 14:55
link do post | favorito
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 15 seguidores

.pesquisar

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. ...

. Quase a acabar...

. Apresentação dos Produtos

. Cartaz 100 Barreiras

. Trabalho de Campo...

. Boa Tarde!

.

. Novos Desenvolvimentos

. ...

. De Volta...

.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds