Na nossa palestra de dia 30 de Janeiro (quarta-feira), apresentámos, à medida que a palestra ia decorrendo, uma apresentação em powerpoint com as fotografias que tirámos às barreiras existentes na cidade e aos acessos, acompanhado pelo filme já colocado no nosso blog, com o título "Inclusão/Exclusão".
Os invisuais disseram que as barreiras que mais encontram são os postes, as caixas de electricidade e de linhas telefónicas, as larguras dos passeios, os pinos que assinalam locais onde não se pode estacionar e os ferros que são colocados juntamente com as fitas de sinalização para assinalar os buracos. As soluções por eles apresentadas foram: a elevação das passadeiras ( construir uma pequena lomba), as grades a rodear os buracos e pinos maiores, com cerca de 0,8 m para que cheguem, pelo menos ao joelho, de modo a não haver acidentes.
O Sr. Engº Carlos Mendonça, para iniciar o seu discurso, começou por ler um poema, Os Alienados, de Bertold Brecht bastante comovente e que expressa os preconceitos existentes na sociedade em relação aos deficientes. As barreiras mencionadas por ele foram: a largura insuficiente dos passeios, as passadeiras com a ausência de pequenas rampas, as rampas com demasiada inclinação e os edifícios públicos com ausência de casas de banho apropriada para deficientes motores. Em relação às rampas mal concebidas, o Sr. Engº referiu que estas são uma “autêntica vergonha”, pois muitas delas constituem verdadeiras “rampas de lançamento”.
Em relação ao Sr. Vereador, este referiu que esta palestra o tinha ajudado a ter uma melhor visão das barreiras existentes e gostou bastante da ideia apresentada para remediar o problema dos pinos.
Estiveram presentes colegas de duas turmas, mais alguns assistentes, alguns professores e o acompanhante do Sr. Carlos Gomes.
Agradecemos, mais uma vez, a presença dos convidados, do público presente e da jornalista da Gazeta das Caldas que cobriu a nossa palestra.
Até breve!
O grupo
Sr. Carlos Gomes e Inês Onofre
Apresentação - Fátima
Palestra
Palestra
Fátima
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. ...
. ...
. A Nossa Cidade
. Câmara Municipal de Caldas da Rainha
. A Nossa Escola
. Escola Secundária Raul Proença
. Associações
. ACAPO
. ACAPO-Direcção Regional do Centro
. APD
. Cidades Criativas
. Localização da nossa escola