Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2008

Acerca da Palestra...

Na nossa palestra de dia 30 de Janeiro (quarta-feira), apresentámos, à medida que a palestra ia decorrendo, uma apresentação em powerpoint com as fotografias que tirámos às barreiras existentes na cidade e aos acessos, acompanhado pelo filme já colocado no nosso blog, com o título "Inclusão/Exclusão".

Os invisuais disseram que as barreiras que  mais encontram são os postes, as caixas de electricidade e de linhas telefónicas, as larguras dos passeios, os pinos que assinalam locais onde não se pode estacionar e os ferros que são colocados juntamente com as fitas de sinalização para assinalar os buracos. As soluções por eles apresentadas foram: a elevação das passadeiras ( construir uma pequena lomba), as grades a rodear os buracos e pinos maiores, com cerca de 0,8 m para que cheguem, pelo menos ao joelho, de modo a não haver acidentes.

O Sr. Engº Carlos Mendonça, para iniciar o seu discurso, começou por ler um poema, Os Alienados, de Bertold Brecht bastante comovente e que expressa os preconceitos existentes na sociedade em relação aos deficientes. As barreiras mencionadas por ele foram: a largura insuficiente dos passeios, as passadeiras com a ausência de pequenas rampas, as rampas com demasiada inclinação e os edifícios públicos com ausência de casas de banho apropriada para deficientes motores. Em relação às rampas mal concebidas, o Sr. Engº referiu que estas são uma “autêntica vergonha”, pois muitas delas constituem  verdadeiras “rampas de lançamento”.

Em relação ao Sr. Vereador, este referiu que esta palestra o tinha ajudado a ter uma melhor visão das barreiras existentes e gostou bastante da ideia apresentada para remediar o problema dos pinos.

Estiveram presentes colegas de duas turmas, mais alguns assistentes, alguns professores e o acompanhante do Sr. Carlos Gomes.

Agradecemos, mais uma vez, a presença dos convidados, do público presente e da jornalista da Gazeta das Caldas que cobriu a nossa palestra.

 

Até breve!

O grupo

Sr. Carlos Gomes e Inês Onofre

Apresentação - Fátima

Palestra

Palestra

Fátima


publicado por 100barreiras às 20:20
link do post | favorito
De alter.ego a 3 de Fevereiro de 2008 às 22:48
Olá vizinhos!

Tiveram uma excelente ideia em escolher este tema! É óptimo ver que se preocupam com esse tipo de questões! Desejamo-vos a continuação de um óptimo trabalho! ;)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 15 seguidores

.pesquisar

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. ...

. Quase a acabar...

. Apresentação dos Produtos

. Cartaz 100 Barreiras

. Trabalho de Campo...

. Boa Tarde!

.

. Novos Desenvolvimentos

. ...

. De Volta...

.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds