“Acessibilidades continuam esquecidas nos novos edifícios”
“Cidade 100 Barreiras” assim se designa o projecto de quatro jovens do 12º ano que juntou José Ilídio e Carlos Gomes (ambos invisuais, Carlos Mendonça, que usa cadeira de rodas, e o vereador do Urbanismo, João Aboim.
“Há uma preocupação maior com as acessibilidades, mas em relação aos novos edifícios, os construtores e quem passa as licenças, continuam a esquecê-las”. Quem o diz é José Ilídio, que se queixa sobretudo dos postes colocados no meio dos passeios e a falta de elevação das passadeiras.
Outro mau exemplo é a Galeria Osíris que, com tanta escada, “não me permite ver uma exposição”.
“Vergonhoso” foi como classificou o facto do hospital “não ter casa de banho para deficientes na sala de espera. A lei não é cumprida”, disse o convidado.
Carlos Mendonça - que num exercício de cidadania tem vindo nos últimos tempos a participar em iniciativas que visam alertar para a necessidade das cidades e dos edifícios serem projectados também em função das pessoas com mobilidade reduzida – mostrou-se esperançado que as obras em curso no Tribunal e no Museu de José Malhoa tenham em conta esta realidade.
Nas Caldas da Rainha apenas a caixa Multibanco do Centro de Juventude se encontra adaptada a quem usa cadeira de rodas.
Para o vereador João Aboim, as acessibilidades são necessárias a todos portadores de deficiências, mas também para os idosos ou pais com cadeirinhas de bebé. O autarca defendeu que o espaço público tem que voltar a ser do peão e não do automóvel, mas tal implica uma mudança de mentalidade que vai demorar alguns anos.
Para Aboim, nada melhor do que colocar finalistas de arquitectura e de engenharia civil durante um dia numa cadeira de rodas “para que estes experimentem as dificuldades e tenham as acessibilidades em conta nos seus trabalhos”. Abordou também o plano de mobilidade que está a ser estudado para as Caldas e que prevê que nalgumas áreas da cidade a obrigatoriedade dos automóveis circularem a 30 Km/hora.
Todos os convidados consideram que estes debates são fundamentais para chamar a atenção da população para esta problemática. Fátima Gregório, Inês Onofre, Sara Santos e Joana Vicente são as alunas do 12º ano que estão a trabalhar este tema.
Natacha Narciso
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. ...
. ...
. A Nossa Cidade
. Câmara Municipal de Caldas da Rainha
. A Nossa Escola
. Escola Secundária Raul Proença
. Associações
. ACAPO
. ACAPO-Direcção Regional do Centro
. APD
. Cidades Criativas
. Localização da nossa escola